Como Começar um Blog Empresarial –

No Comments

Sua Empresa tem um Blog?

Um blog empresarial pode ajudar o seu website de diferentes formas, mas ainda mais importante é o auxílio que ele pode dar ao seu negócio, para estabelecer-se como um disseminador de conteúdo específico sobre o seu ramo de atuação. Além de aumentar o tráfego e as vendas, um blog aumenta também a confiança na sua empresa.

Mais e mais empresários estão percebendo que eles precisam de um blog nos seus sites.
Enquanto o conteúdo de um site é, em certa parte, estático, com conteúdos muitas vezes não atualizados pela dinâmica do negócio, as páginas de um blog são dinâmicas, pois elas são diariamente acrescentadas com notícias, curiosidades, particularidades, dicas de negócios, produtos e serviços relacionados ao universo das empresas que os alimentam.

Esta é a razão pela qual os blogs são uma excelente maneira de promover o engajamento e a interatividade de seus clientes e prospectados, pois a qualidade das suas informações os fazem retornar continuamente ao seu site em busca de informação específica.

Escrever um blog empresarial, aparentemente, não á algo muito complicado, mas muitas vezes você pode preferir fazê-lo de uma forma terceirizada com uma agência ou um profissional de comunicação, não importa com quem seja, o importante é levar em consideração alguns pontos antes mesmo de passar a responsabilidade a terceiros.

Aspectos a serem levados em consideração:

Escolha de Palavras Chaves (Keywords) para utilizar no Blog.

Você certamente sabe quais são as palavras chaves que remetem ao seu negócio, quais são os termos utilizados nas procuras do google para as atividades exercidas pela sua empresa. Se não sabe, está na hora de descobrir isso. Existem ferramentas, como o Google Key Tool (http://bit.ly/WnrTCV) ou o Alexa, que te ajudam com isso.
De posse e conhecimento dessas palavras, o passo seguinte é produzir conteúdo utilizando a mesma, ou seja, procurar escrever matérias que dêem aos seus potenciais clientes, respostas para as suas dúvidas e ao mesmo tempo criar a necessidade do serviço que está oferecendo.
Por exemplo, se você esta no negócio de imobiliária, poderia utilizar palavras chaves do tipo “ comprar imóveis”, “escolher imóvel”, ” financiamento de imóveis” e outras.

Escolha as palavras chaves e durante a redação do texto, inclua as mesmas, de uma forma que faça sentido e que não se torne enfadonho para o leitor. Lembre-se, nada incomoda mais o leitor do que você escolher as mesmas palavras chaves (keywords) para escrever no seu blog.
Certifique-se de que possa utilizar de sinônimos e diversifique as palavras chaves.
Utilize as ferramentas do Google para encontrar sugestões de palavras chaves para o seu blog. Sempre procure novas palavras chaves e estabeleça uma programação de textos de acordo com elas, mas lembre-se de não ficar apenas preso a elas. O importante é que seu blog tenha conteúdo.

Escreva Posts Relevantes.

Não copie e cole o que já está escrito, uma das características das ferramentas de busca é não duplicar conteúdo, ou seja, a chance de seu conteúdo ser indexado, quando ele está duplicado é muito pequena ou quase nula.
Procure criar seu conteúdo, mesmo que use como inspiração outra fonte, lembrado que é devido dar os créditos quando se copia um texto, pesquisa, fotos e etc. Alguém se dedicou a escrever e produzir alguma coisa, o mínimo que devemos fazer é prestar as devidas homenagens.

Tenha em mente escrever artigos de qualidade, em lugar de postar todo dia uma bobagem ou notícia qualquer, só pelo conteúdo diário. Pense em como essa informação possa ser de utilidade dos seus leitores. Pergunte sempre a si mesmo: vou informar? Vou divertir? Vou dar uma dica importante? Qual o valor desse post pros meus leitores? Quando se faz essas pequenas considerações já se tem um filtro interessante pros seus artigos.
Uma lista de considerações podem ser seguidas na elaboração de conteúdo. Minha sugestão é que um bom blog deveria contar com os seguintes tipos de conteúdo:

  • Novidades sobre o seu mercado.
  • Dicas de como fazer, usar e etc, seus produtos ou serviços.
  • Listas de top 10. Esse tipo de lista costuma trazer um bom efeito viral. Imagine se você trabalha com turismo e faz os 10 melhores destinos do nordeste em 2012, isso é o tipo de informação que as pessoas gostam de compartilhar.
  • Consultoria sobre determinado assunto em que sua empresa detêm especialista. As pessoas gostam de ouvir as opniões de experts sobre os assuntos que eles dominam.Estudos de caso, folhas brancas, Promoções e etc.

Lembre-se de escrever esses artigos de acordo com a maneira que gostaria de ser encontrado. lembre-se que o objetivo desse blog e escrever pros seus consumidores e não para si mesmo. Procure usar uma linguagem que os seus leitores entendam e de atenção as necessidades deles.
Outro fator a considerar é escolher a forma de escrita. Você não precisa ser nenhum imortal da academia brasileira de letras, mas linguagem chula, português errado, e expressões como gírias e vícios de linguagem devem ser evitados. Ter uma pessoas pra revisar o texto também e uma excelente ideia ( esse texto mesmo foi revisado pela @brunadecaro).
Essa já e uma boa linha pra começar a trabalhar, e depois disso você já saberá por onde começar e o que pode ser feito de acordo com o feedback dos seus leitores.

Interaja

Os leitores devem deixar comentários no seu blog, e devem ser encorajados a fazê-lo.
É bom lembrar de usar um filtro de Spam. Se você utiliza o wordpress, recomendo ativar o plugin askimet, isso ajuda a manter os comentários tipo spam indesejados longe dos comentários de seus leitores.
Dedique tempo a responder seus leitores, muitas vezes essa dedicação transforma leitores em clientes. Isso também demonstra que sua empresa esta disposta não somente a falar, mas também a escutar os seus clientes.

Terceirizando o seu Blog

Existem muitas pessoas e empresas de sucesso que decidiram escolher agências ou freelancers para escrever os conteúdos de seus blogs. Pode ser a melhor opção para alguns que além de não terem tempo, não são tão bons em transcrever para a tela o que gostariam. Isso costuma funcionar, desde que as suas idéias e estratégias sejam estabelecidas e cumpridas. O blog tem que ter a identidade da sua empresa, deixar todo o planejamento e conteúdo apenas nas mãos desses profissionais é um dos erros mais comuns que vejo atualmente. Por mais brilhante que seja o autor, ele nunca terá a capacidade de conhecer o seu negócio tão bem quanto você. Por isso, sempre tenha reuniões com a equipe e se faça entender. Sua opinião é muito importante.

Hoje em dia, encontra um Freelancer de redes sociais e uma tarefa bem fácil.
Existem de todos os tipos, desde aqueles voltados pro humor, que aprenderam a escrever na própria internet, até aqueles que são formados em comunicação, com boa redação e conteúdo. Procure escolher com qualidade, pois o profissional que você está contratando é o seu cartão de visitas, ele e o canal de comunicação entre a sua empresa e os seus leitores e possíveis clientes. Na maioria das vezes o barato sai caro. Conheço algumas empresas que investiram muito dinheiro em marketing, equipe de vendas e etc, mas a sua equipe de redes sociais era formada por um estagiário, que não sabia criar um texto com concordância verbal. Lembre-se, na internet o retorno é imediato, é bem provável que os erros sejam mais perceptíveis que os acertos.

Estabeleça com esses profissionais um critério de postagens, um padrão de respostas e a frequência de publicações.
Utilizando as técnicas certas, em pouco tempo o conteúdo do seu site já vai ser encontrado nos mecanismos de busca, aumentando assim o trafego do seu site.

Em breve postarei sobre dicas de SEO (otimização para os mecanismos de busca como o google) para blogs.

Diretor e Co- Fundador da Mó Digital. Especialista em Marketing de Busca e E-commerce

 

Quem Somos

A Mó Digital é uma agência de Marketing Digital Full Service. Nossa proposta é ser a solução ponta a ponta para empresas que precisam estabelecer ou reforçar sua presença on-line. Por isso, nosso portfólio de serviços se estende desde o entendimento da estratégia de negócio do cliente até o planejamento e execução de ações de Marketing Online e a criação de aplicações para a web, criando aos seus clientes a percepção de retorno sobre o investimento.

More from our blog

See all posts
No Comments

Fale Conosco

21 3005-6604
11 2626-7093
61 2626-1240

comercial@35.199.90.196

 

Leave a Comment