Tudo o que você sempre quis saber sobre Links Patrocinados.  

A Mó Digital – Marketing e Desenvolvimento Web, traz pra você esse perguntas e resposta sobre Campanhas de Adwords. Tire aqui as suas dúvidas sobre links patrocinados e a maneira como trabalhamos. Se quiser saber mais e solicitar uma visita de um de nossos consultores pro favor utilize o formulário ao lado.

1) O que são links patrocinados?

Link patrocinado é um tipo de publicidade acessível a qualquer tamanho de anunciante. É basicamente um anúncio de texto. Toda vez que um internauta acessar as páginas do Google, Yahoo ou Shopping Uol encontrará anúncios de links patrocinados.

2) Em quais os sites podemos fazer links patrocinados?

Você poderá ver e anunciar os links patrocinados Google, Yahoo e Shopping UOL.

3) Onde meus anúncios de links patrocinados vão aparecer?

Aparecem na página de resultados quando o usuário utiliza umas de suas palavras-chave ao pesquisar no Google e Yahoo. Há uma gama de sites em parceria, o que chamamos de rede de sites parceiros da rede de pesquisa, como o Terra, IG e etc. Podemos exibir anúncios também em sites com conteúdo relacionados ao seu anúncio.

4) Como funciona?

Quando alguém digita uma palavra na busca do Google ou Yahoo, além do resultado da pesquisa, aparecem, em destaque, os links patrocinados. E quando alguém digitar a palavra que você escolheu (a Mó Digital ajuda a escolher as melhores palavras para o seu negócio), seu anúncio pode aparecer.

5) O que é CPC (Custo por Clique)

Significa Custo por Clique. É o valor que você define como sendo o seu limite de valor a ser pago cada vez que alguém clicar em seu anúncio. 

6) O que significa impressões?

O número de impressões é o número de vezes que um anúncio é exibido no Google ou nos sites ou produtos da Rede do Google.

7) O que é CTR?

CTR significa Taxa de Cliques. É a quantidade de cliques recebidos divididos pela quantidade de impressões, ou seja, quanto maior o número de cliques em um volume de impressões, maior o CTR, e por conseqüência, maior o índice de qualidade dos anúncios.

8) O que significa posição média?

“Posição média” é uma estatística atribuída a cada uma das suas palavras-chave. Ela se refere à posição média em que um anúncio de adwords é exibido na página de resultados da pesquisa quando ele é acionado por essa palavra-chave. Você pode encontrar essas informações na coluna “Pos. méd.” das estatísticas da sua conta. “1” é a posição mais alta na primeira página dos resultados da pesquisa. Não existe “última” posição. Geralmente, palavras-chave com uma posição média de 1 a 8 acionam anúncios na primeira página dos resultados da pesquisa, e palavras-chave com uma posição média de 9 a 16 acionam anúncios na segunda página, e assim por diante. Uma posição média de “1,7” indica que seu anúncio normalmente é exibido nas posições 1 ou 2 e que pode ser exibido com mais frequência em posições mais altas dessa forma do que quando acionado por uma palavra-chave com uma posição média estimada de “1,8”. As posições médias dos anúncios não são fixas; elas podem variar de acordo com diversos fatores de desempenho.

9) O que é anúncio?

Anúncio é a parte de sua mensagem que será vista e clicada pelos internautas, é o que será publicado nos sites que você escolheu.

10) Porque meu anúncio não está na primeira posição?

A posição do seu anúncio nos buscadores é determinada pelo leilão das próprias ferramentas, de acordo com Custo Por Clique (CPC) máximo da palavra-chave e pelo índice de qualidade do anúncio. Vários elementos influenciam este índice, sendo que o principal é a Taxa de Cliques (CTR), ou seja, quanto maior a quantidade de cliques em relação ao número de impressões, mais chances você tem de aparecer em primeiro lugar.

11) Porque meu anúncio aparece somente do lado direito da página?

Para aparecer no destaque, ou seja, o topo da página dos mecanismos de pesquisas depende de vários critérios como o CPC máximo escolhido e, principalmente, do Índice de Qualidade de cada palavra-chave.

12) Qual a diferença entre uma Campanha e um Grupo de Anúncio?

Uma Campanha atende a objetivos específicos de divulgação. Já o grupo de anúncios reúne anúncios associados a uma lista de palavras-chave com a intenção de aumentar sua chance de ser visto pelo usuário.

13) Como funciona o sistema de pagamento dos buscadores?

É muito simples, após montar a sua campanha, realizar o depósito inicial e escolher o valor que pagará por cada vez que seu anúncio for clicado (CPC), o sistema acompanhará o volume de cliques e deduzirá este valor de sua conta.

14) Posso ter mais de uma campanha veiculando?

Sim, pode ter quantas campanhas desejarem. Porém só temos que nos alertarmos em relação a campanhas duplicadas, caso o cliente queira trabalhar com duas campanhas iguais, isso os players não permitem, pois são campanhas que irão concorrer entre si e ambas terão a mesma url destino.

15) Podem haver situações em que o cliente já tenha uma conta criada no Google, mesmo sabendo disso, podemos criar uma nova conta pra ele?

Não; nenhum dos players permitem isso, pois eles não permitem 2 contas com o mesmo CNPJ. Mesmo o cliente omitindo essa informação, quando solicitada por nós, o Google vai identificar, e só conseguiremos criar uma nova conta, se eles deletarem a anterior.

16) Porque meu anúncio não aparece?

Talvez a relação CPC x CTR de seu anúncio não supere a de seus concorrentes, visite a central do anunciante (link) e veja através do espião a posição que seus concorrentes estão ocupando e a taxa de cliques percentual (CTR%) altere o valor pago por clique ou altere seu anúncio tornando-o mais atraente e melhorando seu posicionamento.

17) Como faço para ser o primeiro a aparecer?

O seu anúncio deve ter a melhor relação entre CPC e CTR, ou seja, seu anúncio precisa ter uma quantidade alta de cliques e um índice de prioridade (CTR%) alto também.

18) Um anunciante com um valor inferior de CPC pode passar na minha frente?

Sim, observe que a posição de seu anúncio de adwords obedece a uma relação entre o valor do clique (CPC) e a taxa de cliques (CTR) que é o índice de prioridade (CTR%). Se sua taxa de cliques é baixa, o resultado final é menor o que o deixa em posição inferior na hora da exibição do anúncio. Aqui vale a dica de melhorar seu anúncio, tornando-o mais atraente, claro e direto, melhorando a taxa de prioridade e conseqüentemente o posicionamento.

19) Meu anúncio precisará ser aprovado?

Sim, todos os anúncios serão verificados por nossa equipe editorial, sendo-nos facultado o direito de solicitar alterações ou interromper a veiculação de anúncios classificados com indevidos.

20) Parei de anunciar, posso voltar?

Sim, basta acessar a central do anunciante e comprar mais créditos para sua campanha encerrada, ou realizar uma nova campanha.

21) Posso manter meu anúncio sempre no topo da lista?

Não há posições fixas porque o sistema do Adwords é dinâmico. A posição depende do custo por clique (CPC) máximo e do índice de qualidade da sua campanha. Para dar mais destaque ao seu anúncio, você precisa escolher palavras-chave que possam levar o usuário ao seu anúncio ou aumentar o valor do CPC Maximo.

22) Se meu orçamento for pequeno, corro o risco de não ver meu anúncio?

Quando o orçamento diário fica abaixo do recomendado pelo sistema, as ferramentas distribuem os anúncios ao longo do dia, de forma intermitente, para não esgotar o saldo de sua conta. Para expor seu anúncio mais vezes, além de aumentar o orçamento diário você pode escolher palavras-chave mais especificas, com mais chances de levar o usuário direto ao seu anúncio; por exemplo: em vez “flores”, usar “Flores naturais”, “flores exóticas” etc.

23) Depois de ativar a campanha, quando começo a ver meus anúncios?

Os anúncios são veiculados após 15 minutos da ativação da campanha.

24) Por que não vejo meus anúncios segmentados em outros Estados do Brasil?

Pode acontecer que você não veja seu anúncio, mas outros usuários vejam. A razão para isso é que no sistema de segmentação regional, o Google identifica a localização geográfica de um usuário pelo seu endereço de IP (atribuído pelo provedor de serviços de internet do usuário). Por restrições técnicas, esta opção pode não funcionar corretamente no Brasil. Apenas usuários com o IP identificado como região de destino poderão ver seu anuncio. Em vez de pesquisar unindo a palavra-chave ao nome do local de destino; por exemplo: flores em fortaleza.

25) Por que usar o Recurso {KeyWord:TV LCD), utilizada no título dos anúncios?

Ao usar o recurso {KeyWord:TV LCD}, todas as vezes que o usuário pesquisar uma das palavras-chave de determinado grupo de anúncios, o texto do titulo é modificado. Esse recurso traz mais relevância para a campanha, melhorando o CTR, posicionamento e deixando o usuário mais próximo do que ele estiver procurando.

26) Como funciona a otimização da campanha?

Otimizar uma campanha é analisar o seu desempenho e a performance após 7 dias de veiculação e fazer alterações na campanha, afim de melhorá-la.

27) O que é um orçamento Mensal e Diário?

Orçamento Mensal é o investimento que o cliente está disposto a gastar no mês pela campanha. E o Orçamento Diário é quanto iremos gastar por dia com a campanha.

28) Por que alguns anúncios do Google são reprovados? Quais os motivos mais freqüentes?

Se o anúncio não estiver de acordo com as nossas políticas de publicidade, interromperemos sua exibição. Os motivos mais freqüentes são: tempo de loading demorando além do permitido, domínios diferentes na ulr de visualização e destino, pop ups, botão “voltar” deve funcionar perfeitamente…do contrario, irão ser reprovados.

29) Por que não consigo ver meus anúncios? Ou vi o meu anúncio antes, e não consigo mais vê-lo?

Orçamento diário: Se o seu orçamento diário estiver abaixo do valor recomendado, o sistema do poderá desacelerar ou até mesmo interromper a exibição do seu anúncio nesse dia para fazer com que você se mantenha dentro do seu orçamento. Dependendo da opção de exibição a exibição do seu anúncio poderá ser distribuída ao longo do dia ou interrompida no início do dia,
assim que seu orçamento for atingido.
Anúncios Reprovados: Se o anúncio não estiver de acordo com as nossas políticas de publicidade, interromperemos sua exibição, ou se o site estiver com o tempo de loading demorando além do permitido seu anúncio poderá ser reprovado.
Desempenho das Palavras-chave: Se o desempenho de uma palavra-chave for baixo, seu Índice de qualidade diminuirá e talvez ele não se qualifique para acionar seus anúncios para determinadas consultas de pesquisa com o lance de CPC (custo por clique) atual. Ou se o seu CPC estiver abaixo do lance para estar aparecendo na primeira pagina, poderá não exibir seu anúncio.

30) Método de exibição de anúncios?

Existem 2 métodos de exibição de anúncios que configuramos a campanha:

  • Acelerado: Exibir os anúncios o mais rápido possível, aparecendo a cada procura de usuário. 
  • Padrão: Exibir anúncios uniformemente com o tempo, não aparece a cada procura de usuários, pois a ferramenta controla seu investimento para durar mais.

31) O que são palavras negativas?

A adição de uma palavra-chave negativa ao seu grupo de anúncios ou campanha significa que os seus anúncios não vão ser exibidos em consultas de pesquisa que contenham esse termo. Ao filtrar as impressões indesejadas, as palavras-chave negativas podem ajudar você a atingir os clientes em potencial mais apropriados, e aumentar o ROI (retorno do seu investimento).

32) Quantos caracteres são permitidos em um anúncio no Google?

  • Título: 25 caracteres
  • Descrição 1: 35 caracteres
  • Descrição 2: 35 caracteres

33) O que pode ser feito quando a campanha tem muitas impressões e cliques e poucas conversões?

Nesse caso a vários fatores que influenciam pra isso acontecer: Loja virtual criada há pouco tempo, Preço mais caro que o da concorrência, anúncios mal estruturados, URL quebrada, link dos produtos mal direcionados, tempo de loading do site além do permitido pelo Google, página de pagamento abrindo como pop up, dificuldade em se cadastrar.

34) Podemos passar ao cliente quanto ainda resta do seu investimento da campanha?

Não. De maneira alguma, essas são informações extremamente restritas e antes de passar qualquer informação ao cliente, deverão consultar a equipe de SEM, e aí sim iremos analisar o modelo de negócio fechado pelo executivo e passaremos a informação correta, se é possível ou não repassar essa informação ao cliente.

35) Quando não conseguimos consumir todo o investimento do cliente ou entregar a quantidade de cliques das campanhas naquele mês/período, o que fazer?

Iremos deixar a campanha veiculando até consumir todo investimento ou entregar toda a quantidade de clique restante, nesse caso se for um job de um mês. Já sendo um contrato podemos acrescentar esse resíduo de investimento ou cliques, ao investimento e cliques do próximo mês. Um ex. Cliente fecha um contrato de 12 meses de R$ 1.000 para 1.000 cliques/mes, e no primeiro mês de campanhas conseguimos gastar apenas 100,00 e entregar 100 cliques apenas, nesse caso iremos acrescentar os R$ 900,00 e 900 cliques restantes ao investimento e cliques do próximo mês, ficando um total de R$ 1900,00 de investimento e 1900 cliques serem entregues.

36) O Cliente pode ter o acesso ao Adwords e ao Analytics?

Todos os clientes tem o direito de ter acesso ao Analytics, porém ao adWords só terão acesso aqueles que tiverem um investimento acima de R$ 10.000,00.

37) Quais informações eu preciso, para dar o acesso ao Analytics e/ou Adwords?

Basta solicita-lo um login do gmail, tem que ser do GMAIL para que possamos liberar o acesso a conta.

38) Se o cliente tiver uma conta no Adwords, conseguimos usar a conta deles?

Sim podemos usar a conta do cliente sem problema algum, porém, precisamos analisar a conta do cliente antes, para ver detalhes de faturamento e modelos de pagamento para que não tenhamos problemas futuros junto ao cliente.

39) E quando o cliente assina o aceite e quer que a campanha entre num prazo de 24horas? Mesmo nos informando que ele tem uma conta e que podemos usa-la sem problemas, como proceder mediante a esse tipo de situação?

É bastante complicado iniciarmos uma campanha em num prazo de 24horas, não é impossível, porém, existem determinados fatores que nos impedem disso acontecer, preparar a estrutura da campanha, aprovação da estrutura pelo cliente, criação da conta e liberação da linha de crédito. E no caso de usarmos a conta anterior do cliente, tem a questão que citei acima, sobre o faturamento que ele está usando na conta, dependendo não vale a pena.

40) Que tipo de informações da conta estamos liberados a passar ao cliente?

Quantidade de cliques, impressões, CTR (taxa de clique), posicionamento, número de conversões, taxa de conversões e o custo por conversão.
41) Como fazer para o meu anúncio ocupar o primeiro lugar da lista?

Ninguém escolhe a posição de um anúncio porque ela é definida por um sistema que leva em conta o orçamento e o CPC máximo definidos para a campanha, bem como o índice de qualidade do anúncio.

42) Como fazer meu anúncio aparecer com destaque?

Aparecer no topo da página do Google depende de vários critérios como o CPC máximo escolhido e, principalmente, do índíce de qualidade de cada palavra-chave. Apenas anúncios com ótimo desempenho são destacados de modo especial.

43) O que é o índice de qualidade? E como ele é calculado?

O índice de qualidade determina a qualidade e relevância da sua campanha ou palavras-chave. Ele é calculado a partir de vários fatores ele mede o quanto a palavra-chave que você escolheu é relevante para o texto do seu anúncio e para a consulta de pesquisa do usuário.

44) Onde meus anúncios podem aparecer?

Seus anúncios poderão aparecer nos sites da Rede de Pesquisa do Google e em sites com conteúdos relacionados ao seu anúncio.

45) Como posso obter melhores resultados com as campanhas de Links Patrocinados?

Seja o mais objetivo possível, identificando claramente as metas do cliente: é aumentar vendas? Cadastrar clientes em potencial? Gerar mais acesso? É a partir dessa informação que iremos preparar a estratégia da campanha e atingir o resultado esperado.

46) Quando uma campanha inicia e o cliente diz que não consegue visualizar seus anúncios no Google, ou que já o viu anteriormente e agora não consegue encontrar-lo, apenas o anúncio do seu concorrente. O que fazer?

1) Pergunte se ele tem feito essas pesquisas diariamente, se tiver, é porque ele clica apenas no anúncio do concorrente ou não, e como o Google armazena o histórico de busca, ele vai entender que você não gostou dos anúncios apresentados, ou seja, por não ter clicado no seu anúncio, a ferramenta de busca entendi que você gostou apenas do que você clicou.

2) Peça a ele para limpar o histórico da máquina dele ou melhor, o Cookie. Para que ele consiga visualizar novamente.

3) Pode ser porque sua campanha está com o formato padrão e o Google controla o seu investimento para não ser consumido rapidamente ou o investimento do cliente por ser baixo pelo quantidade de tráfego do seguimento dele, que o orçamento do dia já foi atingindo.

47) Muitas vezes o cliente pergunta porque o CTR da campanha está baixo, o que pode estar influenciando isso?

Um dos principais motivos que influencia num CTR baixo, é a quantidade de impressões que está tendo na campanha, o que mais influencia é a visualização constante dos anúncios sem gerar cliques e a inclusão de palavras-chave genéricas demais na estrutura da campanha.

48) E qual a maneira de conseguir visualizar seus anúncios sem prejudicar o desempenho da campanha?

A melhor maneira para que o cliente visualize seus anúncios na busca do Google sem prejudicar o desempenho da campanha, ou seja, seu CTR, é acessar a página de testes, que é igual à página do Google, onde os links dos anúncios não funcionam. Usando essa página, não irá produzir impressões desnecessárias do seu anúncio nem gerar qualquer custo. Basta acessar www.google.com.br/adpreview.

49) Eu posso criar uma Campanha voltada somente para Rede de Conteúdo, dentro de uma conta do Adwords onde já tenho outra Campanha voltada para a Rede de Pesquisa?

Você pode criar uma campanha para Rede de Pesquisa e uma para Rede de Conteúdo na mesma conta. Uma não vai interferir no desempenho da outra. A diferença de impressões está no foco dos anúncios de texto.

Quem busca na Rede de Pesquisa quer encontrar algo, então vai prestar mais atenção nos anúncios até encontrar exatamente o que quer. Já na Rede de Conteúdo a pessoa está navegando por um site, preocupadas com outras coisas, e muitas vezes nem repara nos anúncios. Existem casos diferentes, mas na maioria é normal que a rede de Conteúdo tenha menos cliques. Ambas funcionam, mas com abordagens diferentes ao consumidor.

Procure relacionar bem seus anúncios com os sites que selecionou, aumentando a relevância as chances de cliques válidos também aumenta. 

50) Qual a diferença entre rede de conteúdo e rede de pesquisa?

Rede de pesquisa: Seus anúncios aparecem em formato de texto para as pessoas que pesquisarem no google, ou nos parceiros de pesquisa (uol busca, IG busca, Terra).(Utilizado para uma resposta direta, mostrando o seu anúncio a pessoas interessadas (marketing Contextual).

Rede de conteúdo: Os anúncios podem aparecer em formato texto, formato gráfico, Flash e Vídeo reproduzido com um click. São sites que se inscrevem no ADSENSE e disponibilizam espaços em suas páginas para veicular os anúncios do google. O exemplo mais comum são os blogs. Entra também na rede de conteúdo do google o orkut, google maps, estadão, globo.com, etc..(utilizado para percepção de marca, tem muitas impressões e poucos cliques).

51) Porque o nome da Marca foi mencionado poucas vezes nos anúncios. Isso tem alguma razão?

O principal objetivo de uma campanha de links patrocinados é levar tráfego qualificado ao site do cliente, atingindo o seu objetivo seja ele vendas, lead ou cadastro. O ideal é despertar o interesse do cliente através das chamadas dos anúncios, deixando o mais próximo possível do que o usuário está buscando e quando direcionado ao site é que acontece o conhecimento da marca, é por essa razão que usamos poucas vezes a marca nas campanhas.

52) Posso fazer uma campanha com apenas 3 palavras-chave?

Sim, porém o cliente opta por esse tipo de estratégia perde a possibilidade de atingir usuários que buscam por outros termos e como consequência influencia diretamente em seus resultados. O desempenho desse tipo de campanha pode variar de acordo com o seu objetivo.

53) Se o cliente pergunta qual a necessidade de gastar verba em uma campanha de branding em Links Patrocinados, se quando o usuário digita sua marca na busca, ele está muito bem posicionado na busca orgânica?

É muito importante o trabalho em conjunto de SEM e SEO, pois ambos vão influenciar para que o robô do Google entenda que por haver bastante procura por sua marca ou serviço, melhore seu posicionamento no ranking da busca de um modo geral. Em contrapartida, o fato de ter
uma campanha de branding influencia no aumento dos acessos diretos no site, pois através dessa ação os usuários reconhecem sua marca e acabam entrando diretamente no site ao invés de ir a busca.

54) O que são anúncios em revisão pendente nas ferramentas de busca?

Sempre quando fazemos o upload de uma campanha de pesquisa, os anúncios são revisados pelo equipe editorial do Google e em alguns momentos a quantidade de anúncios para serem revisados é grande e com isso forma uma fila e que pode levar uma demorar maior do que o previsto por eles.

55) Quanto tempo demora para o google liberar a veiculação das peças gráficas?

O tempo previsto para a revisão é de 48 horas, porém pode acontecer de ser aprovado antes do prazo, isso vai depender dos número de anúncios que estiverem na fila de espera, podendo levar a dias para serem aprovados. Por isso que o ideal é que os anúncios sejam enviados, uma semana antes do prazo determinado para a campanha iniciar.

56) Qual o tempo necessário para que a campanha do cliente fique inicie?

O prazo determinado pela Mó Digital é de 7 dias utéis, pois precisamos de tempo para preparar a estrutura da campanha, aprovação do cliente, criação da conta e aprovação do Google. E todos nós sabemos que isso demora bastante.

57) Quais os principais motivos das peças gráficas serem reprovadas?

Os anúncios gráficos contêm diversos tipos de conteúdo, como texto, Flash, vídeo ou imagens. Como as políticas de publicidade de cada um desses tipos de conteúdo podem variar, um único anúncio pode estar sujeito a várias políticas e diretrizes de publicidade. Vejam abaixo os principais motivos:

  • Políticas editoriais e de formato.
  •  Declarações competitivas: Dizer que seu produtos ou serviço é melhor que o do concorrente.
  • -Expansão além do frame: é preciso respeito esse espaço.
  • Tamanho e formato do arquivo (imagem animada: as imagens devem ter tamanho e formatos corretos, dentro do padrão do Google.
  • Anúncios em Flash: Devem ser enviados dentro do formato padrão, devem ter o tamanho de 50k ou menos, duração máxima de 30 segundos, anúncios compatíveis com o clickTag.

58) Quando o cliente solicita que em um determinado período da campanha diminuirmos o investimento e em outro aumentamos? É possível fazermos isso? É estratégico esse tipo de ação?

É possível sim fazemos esse tipo de ação, porém estrategicamente isso não é viável, pois vai influenciar diretamente no desempenho da campanha, reflete no histórico, ou seja, tudo que conseguimos ao aumentar o investimento, perdemos imediatamente. Imagina, hoje aumentamos a verba em 20% e quando ela começa a apresentar resultados melhores, voltamos com a verba para o mesmo valor inicial…e assim por diante. Essa não é a melhor maneira, mas se isso for extremamente importante para a cliente, e já apresenta resultados, podemos fazer sem problemas, porém temos que lembrar que isso pode refletir no investimento dele.

59) É possível segmentar uma mesma campanha para 2 estados diferentes ?

As ferramentas de busca, permitem segmentarmos para vários estados ou países que desejarmos.

60) Sabemos que é possível segmentar 1 campanha para estados e países distintos e segmentar os os anúncios. Agora e se o cliente quiser segmentar a mesma campanha para 2 estados ou países diferentes e junto segmentar a mensagens dos anúncios para cada estado ou país, consigo fazer isso? Se não, como podemos fazer para que ele veicule a mesma campanha para os dois locais desejado, segmentando a mensagem?

Não é possível segmentar 1 campanha para estados e países distintos segmentando as mensagens, pois se fizermos isso, pode acontecer do anúncio segmentado para RJ apareça em SP, pois vai depender da relevância de cada um. A solução é duplicarmos a campanha, configurando cada uma para seu estado e país desejado, assim teremos investimentos e resultados de cada uma, independente do objetivo do cliente.

61) Quando o anúncio roda os 30 segundos e fica estático, ele começa a rodar de novo ou só se a pessoa atualizar a página?

Os anúncios animados têm uma restrição de duração de 30 segundos de animação (com uma taxa de 15-20 quadros por segundo). Depois disso, o anúncio deverá permanecer estático. Portanto, quando der 30 segundos o anúncio tem que ficar estático, para depois recomeçar a rodar novamente, sem precisar atualizar a página.

62) Após criar a conta do cliente no Google, na maioria das vezes, eles demoram muito para liberar a conta. Qual é o período determinado por eles para liberarem a conta e a campanha começar a veicular?

O período determinado pelo Google é de 48 horas também, porém quando há muitas campanhas para fazerem a migração das contas, acabam demorando, e é por esse motivo, que o processo pode levar até uma semana ou mais para ser concluído.

63) Por que há discrepância entre as informações nos relatórios do Acompanhamento de conversões do AdWords e do Google Analytics?

Depois que os anunciantes importam suas metas ou transações do Google Analytics para suas contas do AdWords, podem observar discrepâncias nas estatísticas de conversão entre os dois produtos. Um tipo de discrepância ocorre porque o AdWords credita os cliques como conversões (Conversões 1 por clique) enquanto o Google Analytics as credita como visitas. Outros motivos incluem comportamento diferente dos cookies ou filtragem de cliques inválidos. Em algumas ocasiões (embora não seja comum), as discrepâncias também ocorrem devido a atrasos no processamento. Embora as métricas de conversão divergentes possam ser significativas e surpreendentes, isso não significa que os dados estejam incorretos. Os dois produtos simplesmente registram as conversões de maneira diferente.

64) Conheça os diferentes tipos de discrepância e veja dicas para acompanhar com precisão suas métricas de conversão.

 Diferenças de atribuição de conversões entre o AdWords e o Analytics

1) Cliques x visitas

Você pode observar discrepâncias entre as Conversões (1 por clique) nas conversões do gerenciamento de campanhas do AdWords e do Google Analytics. As Conversões (1 por clique) no AdWords são creditadas no máximo uma vez por clique entre os tipos de ação. Essas métricas são úteis para avaliar conversões que se aproximam de aquisições únicas do usuário (por exemplo, leads). No Google Analytics, é creditada uma conversão por visita. Assim, como pode haver mais de uma visita convertida por clique, isso pode fazer com que o número do Analytics seja maior do que o número de conversões (1 por clique).

2) Comportamento dos cookies
Os cookies do AdWords expiram 30 dias após um clique enquanto o Google Analytics usa um cookie que dura de seis meses a dois anos. Isso significa que, se um usuário fizer a conversão 31 dias depois de clicar em um anúncio do AdWords, a conversão não será informada no AdWords, mas será contada no Google Analytics.

3)Latência de metas importadas

As metas do Google Analytics só estarão disponíveis para serem importadas para sua conta do AdWords depois que as pessoas as concluírem. Além disso, o fato de que pode levar até 24 horas para que a conversão da meta apareça na sua conta do AdWords depois de ser processada pode resultar em estatísticas divergentes.

4) Alterações no nome da meta ou do perfil no Analytics

Se você alterar o nome de uma meta ou de um perfil que contém suas metas importadas no Analytics, esses novos nomes só serão refletidos no AdWords depois que a meta for concluída e processada. Se alguém concluir uma meta no seu site depois que você fizer alterações no nome da meta ou do perfil, aguarde até 24 horas para que as alterações sejam refletidas na sua conta do AdWords.